13º Congresso do SISMUC - Orientações Gerais 


O  Congresso acontecerá nos dias 09, 10 e 11 de dezembro de 2022, na cidade de Pontal do Paraná, Balneário de Praia de Leste, na Associação Banestado.


Sua finalidade é analisar a real situação da categoria, as condições de funcionamento e desenvolvimento da sociedade brasileira e a definição do programa de trabalho do Sindicato.


Os temas abordados - Análise de Conjuntura Nacional e Internacional, Análise de Conjuntura Estadual e Municipal, Políticas de Recursos Humanos na PMC, Saúde do Trabalhador, a Organização por Local de Trabalho, a Representação Sindical do Servidor Municipal, Políticas Públicas, Alterações Estatutárias e o Plano de Lutas.


Participantes - Os 600 sindicalizados eleitos delegados em seus locais de trabalho (período de eleição: 01 de setembro a 18 de novembro).  As vagas remanescentes poderão ser preenchidas por sindicalizados presentes na assembleia de 18 de novembro de 2022, às 19hs na sede do SISMUC. 


Os aposentados elegerão 200 delegados, respeitando a proporcionalidade do número de sindicalizados em relação aos servidores da ativa.


Os(as) delegados(as) de base deverão ser eleitos(as) em reuniões nos locais de

trabalho, devidamente registradas em ata padrão, fornecida pela comissão organizadora do

Congresso, obedecendo a seguinte proporção: Locais de trabalho* com até 10 servidores(as) – 02 delegados(as) | com até 20 servidores(as) - 03 delegados(as) |  com 21 a 50 servidores(as) – 05 delegados(as) | com  51 a 100 servidores(as) – 06 delegados(as), com mais de 100 servidores(as) elegerão 1 delegado(a) para cada 20 servidores(as).


*os equipamentos públicos, departamentos e unidades administrativas das Secretarias, IPPUC, IMAP, CMC, FAS e FCC;

núcleos regionais; Distritos Rodoviários e Grupamentos de Segurança.


Desistência de participação - Os(as) delegados(as) que não puderem participar do congresso deverão comunicar à Comissão Organizadora até às 17h do dia 05/12/2022 a

fim de que se possa convocar o suplente.


Espaço infantil - Será disponibilizada creche para os trabalhadores que necessitarem. A idade máxima das crianças é de 11 anos 11 meses e 29 dias.


Inscrição de teses: A Comissão Organizadora receberá a inscrição de Teses para os trabalhos do Congresso, até a data de 16/11/2022, às 17hs. A partir do dia 01/12 as teses serão publicadas no site do SISMUC (www.sismuc.org.br). A partir do dia 08/12 estarão disponibilizadas cópias em papel para os interessados que solicitarem.


As teses deverão se restringir ao temário do Congresso, sendo subscritas pelo número mínimo de vinte e cinco servidores(as) sindicalizados(as). Elas deverão ser entregues em pendrive, digitadas no formato Word, tamanho 12 e fonte Arial.